
O jogo eletrônico de espionagem e ação tipo “stealth”(procedimentos furtivos) Metal Gear (メタルギアソリッド) foi produzido no ano de 1987 para o MSX (sistema eletrônico de entretenimento), pela empresa japonesa Konami e concebido pelo que hoje se conhece como designer de jogos (gamedesigner) Hideo Kojima.
O videogame introduzia um novo conceito de interação e jogabilidade que mais tarde acabou reconhecido como um novo gênero o “Tatical Espionage Action”, algo como “Ação de Espionagem Tática”. Os jogadores encarnam Solid Snake, agente de uma unidade especial antiterrorista, a Fox-Hound.
O objetivo é se infiltrar desarmado em Outer Heaven, a base inimiga e frustrar os planos de Big Boss, que auxiliado por milícia pesadamente armada, pretende usar uma sofisticada arma de destruição em massa, chamada Metal Gear, um tanque bípede capaz de se locomover por qualquer terreno carregando bombas e mísseis de grande poder.
O grande diferencial do jogo é justamente sua interatividade complexa para os padrões de jogos na época: você realmente precisa pensar como um soldado experiente, se movendo sem ser visto por entre as árvores e diversos outros ambientes , eliminando inimigos sem fazer ruídos e, principalmente, coletando as armas e itens que serão fundamentais em toda a jornada.
Fazer a verificação dos caminhos que serão seguros, o cálculo da quantidade de inimigos a ser enfrentados sem o esgotamento dos recursos ou força vital (life), e buscar o máximo de informações que vão sendo liberadas no decorrer dos estágios, são fundamentais, portanto, para o sucesso dos jogadores .
Além disso, o roteiro do jogo é surpreendente como num bom filme de espionagem e aventura, mantendo um suspense muito bem equilibrado entre os momentos de ação extrema e silêncio absoluto, onde qualquer movimento em falso pode comprometer a missão.
Essa primeira versão de MGS (como é conhecido pelos gamers) foi lançada para o sistema MSX e também para o Nintendo Entertainment System (NES). Para esse último, duas versões diferentes: Metal Gear(1987) e Snake’s Revenge(1990) que fora lançada somente no Ocidente e sem a participação de Hideo Kojima, embora o próprio game designer tenha declarado depois, que essa versão tenha servido de inspiração para a criação de Metal Gear 2: Solid Snake(1990), dessa vez para o MSX2.
Com o grande sucesso alcançado pela série que agora contava com várias adaptações para diferentes sistemas e milhares de unidades vendidas, um novo game é produzido por Kojima e sua equipe da produtora Konami.
E, em 1998, portanto onze anos depois que a primeira versão do jogo fora lançada, nascia o que seria considerada por muitos a versão definitiva, que se tornaria um clássico absoluto dos videogames: Metal Gear Solid, desenvolvido para o Sony Playstation, utilizando todo o arsenal tecnológico desta então nova máquina: texturas, personagens e cenários produzidos em softwares utilizando arquitetura poligonal para a modelagem de objetos em 3D, qualidade cinemática das seqüências de ação, músicas e efeitos sonoros realistas produzidos com alto rigor técnico que envolvem, ainda mais, os jogadores na experiência quase completamente imersiva.
O jogo fez tanto sucesso, que versões mais completas com missões especiais extras (Vr Missions em Metal Gear Solid Integral –1999) foram lançados. No ano de 2001, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty chegava para o Sony Playstation 2, dando seqüência as aventuras de Solid Snake, agora já um soldado veterano lutando em missões ainda mais complexas , estruturadas com mais recursos de narrativa e também de tecnologia, atualizada pelo novo hardware do PS2, desenvolvendo em segundo plano uma solução de continuidade para os personagens que surgem e se tornam, aos poucos, velhos conhecidos da série(Otacon, Meryl, Colonel, Revolver Ocelot, Liquid Snake, Gray Fox, Vamp, Raiden, Big Boss etc).
O storyline do game é sempre rico em referências dos personagens dos games passados, o que cria elos e vínculos com o passado, presente e também com o futuro de cada um na série, como acontece em Metal Gear 3 :Snake Eater, e conseqüentemente em sua versão especial MGS 3: Subsistence, também para o Playstation 2, que traz de volta vários lances da história(o game é ambientado no período da Guerra Fria e da Corrida Espacial entre EUA e URSS), sendo na verdade um prequel, ou seja, a primeira parte de toda a saga conhecida, cujo protagonista nesse momento é Naked Snake, primeiro dos superespiões da Fox-Hound e peça fundamental no enredo.
Esses lances acabam por ser encaixar perfeitamente aos acontecimentos presentes deixando a experiência muito mais atrativa, estimulante e completa. Sem contar com os momentos memoráveis de cada game, contados de maneira singular por flashbacks ou pelas seqüências animadas dos briefings das missões, infiltrações de Snake nas bases ou territórios inimigos ou as cenas de tensão que antecedem os combates.
Só para citar algumas dessas cenas, temos o primeiro diálogo de Solid Snake e Revolver Ocelot, os mistérios de Gray Fox, o ninja ciborgue e o conflito com o sombrio Psicho Mantis( em MGS1). Em MGS2, a abertura e as primeiras cenas do jogo são eletrizantes, além de todas as outras cenas em CGI, e em MGS3 as cenas de Naked Snake lutando com The Boss, The End e com o próprio Metal Gear(o Mech que dá nome a franquia), são fantásticas e estão entre as melhores do game, valendo cada segundo de apreciação.
Atualmente, além de inúmeros produtos tais como: livros, cd’s de trilha sonora, quadrinhos, guias de estratégias, figuras de ação(réplicas) e até um filme em produção, espera-se por Metal Gear Solid: Portable Ops, para PSP-Playstation Portable, a ser lançado ainda este ano (2006), que continua as aventuras de Naked Snake e, principalmente, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, o suposto “capítulo final” da série que está em fase de desenvolvimento para a mais nova plataforma da Sony, o Playstation 3.
O game será lançado em 2007 quando a franquia completa 20 anos de existência e sucesso no decorrer da história dos videogames. É um dos lançamentos mais aguardados e promete ser uma revolução em termos de narrativa visual interativa e experiência imersiva, características essenciais no universo dos games.
A série principal em episódios e versões ao longo dos anos:
• Metal Gear (MSX2/Famicom/NES/C64/PC/Mobile Phone/PlayStation 2, 1987)
• Metal Gear 2: Solid Snake (MSX2/Mobile Phone/PlayStation 2, 1990)
• Metal Gear Solid (PlayStation, 1998)
• Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (PlayStation 2, 2001)
• Metal Gear Solid 3: Snake Eater (PlayStation 2, 2004)
• Metal Gear Solid: Portable Ops (PlayStation Portable, 2006)
• Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (PlayStation 3, 2007)
Referências na internet:
http://en.wikipedia.org/wiki/Metal_Gear_(series)#References
Hideo Kojima:HIDEOBLOG 2005.09.26. HIDEOBLOG English (2005). Retrieved on 05 August 2006.